quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

#5 . Santo-conto

ONDINA

Eu e Álvaro Andrade (http://www.veiculovoador.blogspot.com) pelo campus da UFBA. Ele com um balaio de jornais da FACOM debaixo do braço, quase gritando "Extra! Extra", distribuindo nas mãos de quem fosse. E eu nos pára-brisas de carro, que meu material é escasso para atingir um a um. Penso que em pára-brisa eu apanho uma família já toda, economizo de quatro santinhos, que seria painho, mainha, filho, filha, para um. Fomos, então, lado a lado, gritando causos em cima de capôs, entrecortados só por "bom dia, senhora, jornal da faculdade de jornalismo" ou "porra, por que Uno Fiat só tem um trequinho de pára-brisa?". O instante-chave foi quando cheguei perto de um Gurgell aberto, só com um pastor alemão no banco de motorista. Chamei Álvaro, que conversava sobre o futuro da humanidade ou sobre as condições do Bahia no campeonato estadual com uma moça. "Tem coragem de botar papel aí dentro?", perguntou ele. "Bora. Vamos virar mártires". "É, depois a gente diz que levamos até mordida pela movimentação cultural". "Aê" E coloquei o santo-conto no painel. Álvaro o jornal. O pastor alemão de língua pra fora, observando os gestos com paciência. Depois nos encarou como quem dizia: "OK, vocês não teriam também um potinho d'água, não?".

JAGUARIBE/FEIRA HYPE

Rente à calçada da orla, a maior seqüência de carros em linha reta que eu já vi. Era pra além do horizonte. Tive que apalpar várias vezes o bolso com o bolo de santo-contos perguntando "será que você agüenta? será?". E não agüentou mal a metade. Sábado matutino de praia exorbita qualquer expectativa numeral. Bom, pelo menos eu tinha dois reais para um copaço de caldo de cana, pingado em umbu e limão, genialíssimo, pena que essas histórias de barbeiro afastaram o velho público, e um povo esperando lá na areia, prontos pra me arrastarem ao mar. A maré estava baixa. Ufa.
À noite, vendo um showzito de rock cover na Feira Hype e conversando com umas gentes (abraço pra Luisão Pereira, autor dessa preciosidade cá http://www.myspace.com/doisemum e outro pra Clarice Bueno, a menina dos dedos táteis em www.degrandesalturas.blogspot.com, pra Renata Alves de www.outravitrine.blogspot.com e tantos tantos), avistei o mini-estacionamento virado para a Av.Contorno. Fui, sob companhia do primo de piloto Alexandre Senna, que tomaria gosto e me acompanharia na grande jornada Calabar-Corredor da Vitória dias depois.

Nenhum comentário: