terça-feira, 11 de março de 2008

Campanha Livro Livre Salvador

O Instituto de Ciência da Informação da UFBA (ICI) vai deflagrar a partir do próximo dia 12 a campanha Livro Livre Salvador, que consiste na liberação de livros em espaços públicos. É um movimento mundial em franco desenvolvimento nos Estados Unidos, Europa e América Latina com iniciativas ainda incipientes no Brasil. Tem por estratégia incluir a presença de livros na paisagem urbana de Salvador, de forma a contribuir para o hábito de leitura na população. Sugere-se a colocação de livros em bancos de praças, nos terminais de ônibus, na estação de trem, em balcões de supermercados ou padarias, em restaurantes ou bares etc. Para tanto, o ICI está recebendo as mais variadas obras em doação. Exceto livros didáticos, podem ser doados romances, crônicas, poesias, contos, biografias, viagens, culinária e gastronomia, livros de auto-ajuda, livros técnicos e científicos, religião, e filosofia.

As doações devem ser encaminhadas para a sede do ICI, localizada no Vale do Canela, e entidades parceiras. O ponto de saída do Livro Livre Salvador será na Praça do Campo Grande, com a presença de autoridades e instituições parceiras no dia 12 de março, a partir das 9 horas, com programação de abertura. À tarde, a circulação dos livros continuará nas áreas geográficas onde se situam os parceiros. Essa ação se estenderá por todo o ano nos locais do centro urbano e bairros periféricos. "

A idéia não é criar bibliotecas nas comunidades, mas transformar a cidade inteira em uma biblioteca livre, onde qualquer pessoa poderá se integrar e participar deste ato", explica a Profa. Vanda Cunha, docente da UFBA, presidente da Fundação João Fernandes da Cunha e uma das responsáveis pela coordenação do projeto em Salvador. Ela informa que o projeto pretende compartilhar com outras pessoas esta experiência aumentando o número de leitores. “Queremos que cada vez mais a população se perca e se ache na leitura?”, conclui.

As entidades parceiras do projeto do ICI são as seguintes: Fundação João Fernandes da Cunha; Editora da UFBA; Editora da UNEB; Biblioteca Central Reitor Macedo Costa; Universidade Corporativa Petrobras; Sistema de Bibliotecas da UFBA; Câmara Municipal de Salvador; Fundação Pedro Calmon; Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia; Fundação Gregório de Mattos; Gerência de Arquivos e Bibliotecas; Sistema de Bibliotecas da UNEB; Academia Baiana de Educação; Academia de Letras e Artes do Salvador; Academia de Cultura da Bahia; Associação Social e Cultural 22 de Dezembro; Avante Educação e Mobilização Social; Círculo de Estudo Pensamento e Ação; Grupo de Ação Cultural da Bahia; Câmara Baiana do Livro; Editora Xaxado; Cian Gráfica e Editora; e Bureau Gráfica.

Um comentário:

Álvaro Andrade disse...

Bacana demais!
Mas como é o esquema? A pessoa pode pegar o livro, ler em casa e depois largar em outro ponto?

Seria bacana assim.